Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Sites com materiais para serem usados em aula

Conheça sites onde é possível fazer download gratuito de vários tipos de materiais. Não se esqueça de alertar a equipe sobre a importância de verificar as informações sobre direitos autorais e de manter um Antivírus atualizado no computador que será usado para baixar arquivos da internet.

POR:
Mônica Pina
Coleção Aplauso - Livros para download gratuíto, Imprensa Oficial do Estado

Livros e revistas

Coleção aplauso - Imprensa Oficial
Livros com biografias de atores e atrizes, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e livros sobre a história de emissoras de TV estão no acervo da Coleção Aplauso disponível para download.

Biblioteca Digital e Sonora
O site da Biblioteca Digital e Sonora tem materiais adaptados para deficientes visuais compatíveis com vários programas leitores e livros com narração. É preciso preencher um cadastro para conseguir acesso.

Cenpec
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
Estudos, pesquisas, livros, artigos e outras publicações produzidas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e por várias instituições nas áreas de educação, cultura e ação comunitária.

Editora Arara Azul
Disponibiliza artigos, textos de pesquisas e livros para educadores, pessoas com deficiência auditiva e seus familiares.

Project Gutenberg
Desenvolvido com o objetivo de disseminar cultura e facilitar o acesso a obras em formato digital, o site tem mais de 35 mil livros eletrônicos em português.

Hemeroteca digital brasileira
Um portal que reúne antigos arquivos de jornais, revistas, anuários e boletins históricos de todo o Brasil.

Universia Livros
O site foi criado por uma rede ibero-americana de colaboração universitária e tem versões digitais de obras acadêmicas e de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial.

Obras raras (USP)
A biblioteca digital de obras raras e especiais da Universidade de São Paulo (USP) tem versões digitais de livros completos e capas de títulos antigos e históricos.

Revistas (USP)
Publica as principais revistas produzidas pela Universidade de São Paulo (USP) e permite fazer pesquisas por assunto ou publicação.

Publicações Unicef
Traz publicações da UNICEF com informações sobre a situação das crianças pelo mundo, nutrição, direitos humanos, saúde e outros temas, com estatísticas e análises abrangentes referentes a mais de 190 países.

Old Maps Online, mapas antigos para download

Mapas e recursos de cartografia

IBGE Mapas
Tem vários tipos de mapas divididos por temas. É interessante explorar também os mapas interativos online.

Old Maps Online (em inglês)
Uma coleção de mapas antigos e raros para download. As informações estão em inglês, mas a navegação intuitiva facilita bastante a pesquisa.

Cartografia Histórica (USP)
A Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da Universidade de São Paulo tem uma coleção de mapas, informações cartobibliográficas e verbetes que explicam o processo de produção, circulação e apropriação das imagens cartográficas.

Trama Virtual

Arquivos de música e efeitos sonoros

78 RPMs
O portal tem milhares de gravações disponíveis para download, porém todas as informações estão em inglês.

Free kids music (em inglês)
O site, em inglês, tem músicas infantis tradicionais, que podem ser usadas em aulas do idioma ou como trilhas sonoras para produções dos alunos.

Free music archive (em inglês)
O acervo conta com músicas de vários gêneros e artistas. O site é em inglês, mas tem navegação fácil e permite escolher músicas por gênero.

Royalty free music (em inglês)
Uma área com várias opções de efeitos sonoros - como aplausos, canto de pássaros, entre outros.

Piano Society
As informações estão em inglês e há gravações em piano de várias versões de músicas clássicas famosas.

Trama
O site brasileiro tem informações sobre bandas e músicas e permite download apenas para pessoas cadastradas.

Stockvault, banco de imagens gratuito

Imagens e vídeos

Cifonauta
Um banco com imagens e vídeos de seres marinhos, produzidos por estudantes e cientistas, traz informações como classificação taxonômica e localização dos animais.

Stockvault (em inglês)
Um acervo de fotos de alta qualidade, organizadas por temas como Animais, Objetos, Natureza, entre outros, e liberadas apenas para uso não comercial.

Filmes que voam
O site brasileiro tem documentários, animações e filmes infantis e adultos que podem ser vistos no computador ou no celular.

Tags