Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Sustentabilidade é para toda vida!

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Foto: Shutterstock

Olá!

Escrever este post trouxe a lembrança de como começamos nosso blog, inicialmente abordando os conceitos de sustentabilidade. De lá para cá, pudemos aprender muitas coisas juntos, com dicas, atividades e sugestões, valorizando as boas práticas já inseridas nas escolas do Brasil. Fomos até aprender e ensinar em outros continentes com a viagem para a África.

A maior parte da nossa jornada também proporcionou muitas reflexões (minhas, suas e nossas) sobre os desafios que os gestores possuem no cotidiano escolar para que a Educação para a sustentabilidade saia do papel e vá para a prática da sala de aula, da vida dos alunos e das famílias, fortalecendo as políticas públicas.

O fato é que, comparado a outros países, já avançamos muito, mas ainda precisamos ganhar maior escala e capilaridade para que todas as escolas, sem exceção, possam trabalhar com esta temática de forma transversal. Serem disseminadoras de valores socioambientais, de ações e atitudes concretas de transformação.

Toda transformação acontece em ciclos, com um começo, um meio (processo) e um fim (resultado), onde o “agora” não é mais como foi no início. E deste ponto surge a chance de começar uma nova história. Assim aconteceu conosco, no aprendizado compartilhado dos textos e comentários do blog. Não somos mais como chegamos, evoluímos e estamos mais preparados para criar novas e belas trajetórias pela Educação.

Chegamos ao fim de um ciclo do blog Sustentabilidade na Escola, numa super parceria de sucesso com o site GESTÃO ESCOLAR e o Planeta Sustentável, seus editores, colaboradores, gestores e educadores que foram inspiradores de cada palavra, texto e contexto.

Com imensa gratidão a cada um por esta história bem vivida, é hora de me despedir desta rica oportunidade e de nossos contatos semanais. Você pode estar pensando que ainda foi pouco, precisaria muito mais tempo e há muito por fazer. Com certeza sempre iremos precisar, já que a essência do aprendizado é poder aprender e realizar algo novo todos os dias. Lembrar que fizemos uma escolha pela Educação, como uma missão de vida.

Para eternizar o que nos encoraja a seguir adiante e superar as dificuldades no caminho, relembro a famosa fábula do “Beija-flor e do incêndio”, contada por Betinho:

“Houve um incêndio na floresta e, enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico. O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor:  
- Ô, beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?  
E o beija-flor respondeu:  
- Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte”.

Que possamos continuar perseverantes como o beija-flor, gerando gotas e mais gotas de transformação na diversidade das salas de aula, cada um fazendo a sua parte e o seu melhor. Espero saber de suas conquistas em outras oportunidades, afinal as centenas de gotas se unem nos rios, formando novos afluentes aonde certamente iremos nos encontrar!

Gratidão e até um próximo ciclo!

Andrée